Como Tudo Surgiu

Olá, aqui é o Arthur, do Pronto Pra Investir.

Hoje, ajudo centenas, até milhares de pessoas a investirem melhor o seu dinheiro todos os meses, muitos até seguindo os caminhos que eu segui para atingir a minha liberdade financeira.

Porém, nem sempre foi assim.

Eu nasci em uma família comum, aqui em Belo Horizonte, e cresci sem saber nada sobre como lidar ou como multiplicar o meu dinheiro.

Não vou mentir para você.

Desde cedo, eu sempre tive muita consciência de que deveria poupar meu dinheiro, mas eu sequer sabia porque sentia essa necessidade.

Acredito que por ser filho do meio, desenvolvi uma necessidade muito grande de tentar ser independente.

Me lembro de com 6, 7 anos falar que aos 13 já sairia de casa!

E a verdade é que vivemos em um mundo capitalista (ainda bem) e independência/liberdade significa não ter o dinheiro como preoucupação.

Fui descobrir a necessidade que eu tinha de acumular tanto dinheiro logo que comecei a trabalhar.

Aos 17 anos, no meu primeiro emprego formal comecei a trabalhar como aprendiz de churrasqueiro, em um shopping bem conhecido aqui de BH.

Não sei de onde você é, mas aqui em BH não tem tantos shoppings. Ou seja, a chance de um conhecido me ver recolhendo bandejas na praça de alimentação não era tão pequena quanto se eu tivesse em São Paulo por exemplo.

E como estudei a vida toda em escola particular, através de bolsas que meu pai conhecia por trabalhar em indústria, meus amigos aos 17 anos não estavam trabalhando em empregos como o que eu estava.

Todo trabalho é honesto e eu não me arrependo de ter trabalhado com isso – muito pelo contrário.

Mas você já foi adolescente e sabe como funciona a cabeça de um.

Aos 20, larguei tudo no Brasil e fui viver o sonho americano. 

Na época, já estava em um emprego melhor por aqui, ganhando mais de 3x o que eu ganhava como aprendiz e ficando horas à frente do computador, cuidando do financeiro de uma pequena empresa perto de casa.

Desde meu primeiro emprego, já havia sentido a necessidade de investir melhor meu dinheiro.

Lembra que falei que nunca tive problemas para poupar? Para investir o assunto era outro.

Não fazia ideia do que era uma corretora de valores ou mesmo como se dava o funcionamento do mercado financeiro.

Apenas abria a minha conta poupança e via que milhares de reais que eu tinha acumulado por toda a minha vida – abrindo mão de tudo que eu abri – rendiam centavos.

Era desanimador. Frustrante.

Nesse meio termo entre o primeiro emprego e  largar tudo para ir morar na Philadélphia e passar o maior frio que nunca imaginei passar, comecei a me interessar por investimentos.

Não por hobbie, por curiosidade, mas sim por uma necessidade de fazer mais dinheiro e alcançar a minha liberdade financeira o mais rápido possível.

Aquela independência que eu te disse que eu sempre tive como norte, desde a minha infância, ainda estava viva dentro de mim, o que me fez desde cedo buscar empreender.

Quando comecei a trabalhar nas obras, lá em Nova Jersey, vi que nos tempos de aprendiz lavando pratos e limpando o chão eu era muito feliz e não sabia.

Além de ter que lidar com pessoas ignorantes (nos dois sentidos da palavra) e trabalhar sob neve com sensação térmica de até -17º C, o trabalho era pesado para mim.

Nunca fui playboyzinho, mas sair de um escritório para carregar madeira na costa leste dos Estados Unidos não era pra qualquer um.

Percebi em pouco tempo que mesmo pessoas que já viviam há mais de 20 anos na América ainda estavam quebradas financeiramente.

A teoria que eu estava validando – na prática – era mais real do que nunca: não faz diferença quanto você ganha, mas sim como você lida com o dinheiro.

Nesta época eu já havia começado a investir, mas como estava em outro país, era reticente quanto ao risco e prazo dos investimentos.

Ainda estava preso às mentiras que as instituições financeiras no Brasil colocam em nossa cabeça, mas meu dinheiro já rendia bem mais que na poupança.

Quando meu ex-chefe me chamou pra voltar, fiquei com bastante dúvida. E – estando certo de ter voltado ou não – cometi o erro de escutar pessoas que sonhavam pequeno e estavam em um lugar que eu nunca desejaria estar.

Voltei.

Ia ganhar muito mais do que ganhava antes de ir para o Brasil e de quebra poderia terminar a faculdade de Administração que eu havia largado na Universidade Federal de Viçosa. (Mais um erro: valorizar um simples diploma).

Enfim, foram erros demais até começar a investir da forma que eu acredito que hoje é a forma certa de se investir.

Dinheiro perdido no mercado, alguns dias de pura ansiedade e insegurança sobre o que eu estava fazendo me levaram a atingir a liberdade financeira aos 22 anos.

Com mais de 10 anos de custo de vida na conta, ainda não conseguia viver dos meus rendimentos, mas já podia determinar com o que e para quem queria trabalhar.

Abri uma empresa de marketing com minha namorada, a Thainá, que inclusive me ajuda no Podcast do Pronto Pra Investir que tocamos lá no YouTube.

Daria uma boa história te contar que eu estudei com ela no ensino médio e que a gente sequer imaginava que poderíamos namorar. Já são quase 3 anos juntos e eu conto a história em uma outra oportunidade.

Enfim, com esse novo negócio na área de marketing, pude realizar o sonho de empreender e hoje sou uma pessoa muito mais feliz e principalmente mais realizada.

Tenho mais tempo com a minha família, trabalho com o que gosto, nunca mais tive nenhum tipo de problema quando o assunto é dinheiro, viajo mais, tenho mais tempo para meus hobbies e me sinto livre.

E de onde nasceu o Pronto Pra Investir?

Mais de 80% do dinheiro dos brasileiros estão em apenas 5 instituições financeiras: Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.

Acho que nem preciso te falar qual a consequência dessa falta de educação financeira, né?

Eu estou aqui porque luto para que os brasileiros sejam livres.

Depois de ter conhecido pessoas de mais de 10 nacionalidades e ter lidado com vários americanos tão hostis e mal educados, passei a ter orgulho de ser brasileiro.

Essa foi a forma que eu encontrei de contribuir com as pessoas que também querem ser mais livres e que sabem que não existe liberdade ouvindo gerentes de banco ou assessores de investimentos.

Foi por esse motivo que passei a dar Mentorias e, principalmente, abri o Curso Online Pronto Pra Investir.

Abaixo, vou deixar algumas histórias que ajudei a contar através do que aprendi em toda essa jornada. É por elas e muitas outras que tudo isso aqui existe – acho que nem precisava do texto que você acabou de ler.

Me mande uma mensagem, estou pessoalmente neste WhatsApp. E não deixe de se conectar comigo no Instagram.

Abraços e até a próxima!

ANDREA NERY, SERVIDORA PÚBLICA
“Eu achei espetacular o curso dele e a mentoria dele foi fundamental para mim. Para eu avançar nos investimentos, para eu entender o que eu tô fazendo. Ele passa muita segurança!”
JULIANO CÉSAR, CONTADOR
“Faltava aquela informação que ia me direcionar. Decidi encarar isso (o curso online) como um investimento, não uma despesa, porque o investimento volta. E o retorno está sendo muito maior!
AMANDA GOMES, ESTAGIÁRIA
O curso mudou a minha vida e hoje eu consigo fazer escolhas melhores e tomar melhores decisões em relação ao meu dinheiro. Eu tive coragem para seguir o que eu acredito…”