Itaú Ações: Entenda Tudo Sobre o Banco

Itaú Ações: Logo da Empresa

As Ações do Itaú estão entre as principais ações do mercado financeiro brasileiro. Atualmente, elas correspondem a aproximadamente 10% do Ibovespa, sendo uma das empresas mais valiosas e entre as queridinhas dos investidores de longo prazo.

Itaú Ações

É muito importante entender todas as características das ações do Itaú antes de se tornar sócio da empresa.

Atualmente, o Itaú Unibanco é a segunda maior empresa da Bolsa de Valores em valor de mercado. Hoje, ela está avaliada em mais de 300 bilhões de reais.

O Itaú é o maior banco da América Latina, possuindo mais de 50 milhões de clientes no varejo e mais de 99 mil colaboradores.

Para que possamos aprofundar nas características das ações do Itaú, preparamos este guia:

Baixe este artigo para ler depois deixando o seu e-mail aqui embaixo.

[rock-convert-pdf id="3005"]

O Que São as Ações do Itaú?

Primeiramente, saiba que o Itaú Unibanco possui capital aberto na bolsa de valores.

Dessa forma, é possível comprar ações da empresa e se tornar sócio dela, recebendo dividendos e valorização sobre as ações de acordo com os resultados da empresa.

Em 2010, completou 10 anos da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, se tornando uma das marcas mais valiosas do país. Essa união se deu em 2008 sob uma forte crise mundial, e é considerada uma das fusões mais importantes da nossa história.

Hoje, com quase 100 mil empregados e um valor de mercado de mais de 300 bilhões de reais, a empresa entrega resultados consistentes aos seus acionistas.

Para você ter uma ideia, a empresa mais que triplicou o seu lucro líquido de 2007 a 2018, chegando a incríveis 25 bilhões de reais de lucro líquido ano passado.

Essencialmente, uma empresa abre capital na bolsa para levantar capital e conseguir reinvestir em seus negócios.

Assim, os investidores que acreditam no negócio se tornam sócios da empresa e têm resultados compatíveis com a empresa.

Comprando ações do Itaú Unibanco, você receberá dividendos mensalmente e terá a valorização de suas ações de acordo com os resultados da empresa. Então, é muito importante avaliar a geração de caixa e o crescimento do lucro da empresa, que é o que remunera os acionistas no longo prazo.

Particularmente, sou acionista da empresa e acredito que ela tem tudo para manter altos lucros neste mercado.

Atualmente, o número de pessoas que tem educação financeira no Brasil e não gasta com tarifas bancárias, por exemplo, é muito baixo. Assim, os bancos brasileiros conseguem lucrar muito em cima da ignorância financeira da população brasileira.

Quais São as Características das Ações do Itaú?

Essencialmente, o Banco Itaú possui tanto Ações ordinárias e preferenciais.

As ordinárias, permitem voto em assembleia e já as preferenciais, dão preferência no recebimento dos dividendos.

Normalmente, os que utilizam a estratégia Buy and Hold preferem as ordinárias, que são as que de fato interferem no controle da empresa e que os protegem de uma possível alteração na estrutura acionária da empresa.

Entenda melhor com números: os controladores do Itaú Unibanco possuem 50% das ações ordinárias e 0% das ações preferenciais.

Porém, neste caso as ações preferenciais possuem Tag Along, fazendo com que haja uma proteção maior aos acionistas. Assim, caso a empresa venha a ser vendida, 80% das ações preferenciais serão precificadas pelo mesmo valor de venda das ações dos controladores.

Liquidez

Por estar entre uma das maiores empresas brasileiras na bolsa de valores, as ações do Itaú Unibanco possuem muita liquidez. Então, você consegue comprar e vender ações da empresa com facilidade.

Este quesito é muito importante na minha opinião, já que permite que o acionista aumente a sua posição mensalmente com nenhuma dificuldade. Além disso, caso queira se desfazer da empresa, ele não terá muitos problemas.

É bem provável que sempre terá alguém disposto a negociar ações do Itaú, tanto para vender, quanto para comprar.

Crescimento

O setor bancário é um dos mais lucrativos da bolsa. Além disso, os bancos brasileiros lucram quase que o dobro (em média) que os bancos americanos, por exemplo.

Atualmente, alguns bancos digitais como o Nubank e o Banco Inter, estão crescendo muito. Porém, na minha opinião dificilmente estes bancos não conseguirão atrapalhar a vida dos bancos tradicionais.

Afinal, a maior vantagem que eu vejo é a isenção de tarifas, o que pode ser realizado pelos bancos tradicionais caso seja necessário. Inclusive, o Banco Itaú realizou um teste recentemente com uma conta 100% digital e isenta de tarifas, mas a retirou do ar em pouco tempo.

Além disso, os bancos tradicionais podem comprar estes bancos menores, para conseguir estruturar outras operações em conjunto com as atuais. 

Uma curiosidade, é que o Itaú possui atendimento 24 horas em todas as suas redes sociais, visando melhorar a experiência de seus clientes. 

Dividendos

Assim como o Banco Bradesco, o Itaú distribui dividendos mensalmente aos seus acionistas. Em 2018, 92% do lucro líquido foi repassado aos acionistas através dos dividendos.

Assim, mais de 23 bilhões de reais foram distribuídos em forma de dividendos no último ano. Pelo segundo ano seguido, essa foi a maior distribuição da história da bolsa.

A empresa é considerada High Quality, e por ter crescido tanto, não retém os lucros para reinvestir no negócio.

Portanto, é bem provável que a empresa mantenha o seu Payout (% de lucro líquido distribuído) bem elevado nos próximos anos.

Isso, provavelmente lhe garantirá manter um Dividend Yield alto por um bom tempo.

Competição

A gestão do banco está bem atenta no movimento dos bancos digitais em nosso país. Apesar de ter uma das marcas mais valiosas do país, o Itaú investe muito em seus colaboradores.

No último trimestre de 2018, mais de 1 milhão de novas contas foram abertas pelas agências físicas. Por aplicativo, foram cerca de 226 mil novas contas abertas.

Além dos bancos digitais, há os bancos tradicionais, que praticamente dominam o mercado juntamente com o Itaú. Portanto, o banco investe muito em tecnologia para não perder mercado para seus concorrentes.

Segundo um artigo da Forbes, mais de 48 milhões de adultos brasileiros ainda não tinham contas bancárias no último ano. Então, os bancos tradicionais ainda têm muito a crescer em nosso país.

Vantagens e Desvantagens da Empresa

Vantagens

  • Uma das marcas mais valiosas do Brasil
  • Maior banco da América Latina
  • Setor altamente lucrativo e consistência nos resultados
  • Maior lucro da história da bolsa em 2017 e 2018
  • Existem milhões de adultos brasileiros sem conta bancária
  • Hoje, a educação financeira do país ainda é escassa (podem abusar nas tarifas)
  • Muito difícil de abrir um banco no Brasil

Desvantagens

  • Dificuldade de crescer muito, já que é gigantesca
  • Entrada de novos concorrentes no ambiente digital
  • Crescimento da educação financeira da população pode atrapalhar a empresa
  • Muito de seu lucro vem de tarifas bancárias, que tendem a diminuir no longo prazo

Qual o Preço das Ações do Itaú Hoje?

O Itaú Unibanco possui ações ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN). Lembrando que, as ordinárias dão direito a voto em assembleia e as preferenciais dão preferência no recebimento de dividendos.

Normalmente, as ações preferenciais são as mais negociadas na bolsa.

O código da empresa varia de acordo com a classificação de suas ações. Assim, as ações ordinárias podem ser negociadas pelo código ITUB3 e as preferenciais pelo código ITUB4.

Para saber o preço das ações, é só digitar o código no Google:

Itaú Ações: preço das ações ordinárias
Itaú Ações: Preço ações preferenciais

Agora, as ações ordinárias ITUB3 estão sendo negociadas por R$ 29,49 e as ações preferenciais ITUB4 estão sendo negociadas por R$ 34,23.

Essa consulta é muito simples de fazer e você consegue acessar o preço instantaneamente. Porém, não é a única forma de consultar os preços das ações do Itaú.

Você pode também, acessar o Home Broker da sua conta em corretora. Assim, além de consultar os preços, poderá inclusive comprar as ações que você quiser.

Caso decida comprar ações do banco, pense bastante sobre todas os aspectos da empresa, inclusive se optará por ações ordinárias ou preferenciais.

Essencialmente, este artigo não tem interesse nenhum em recomendar a compra do ativo. O nosso intuito é ajudar você a ter mais informações sobre o negócio e decidir por si mesmo se deve comprá-lo ou não.

Como Investir nas Ações do Itaú?

Primeiramente, para investir em ações do banco Itaú, você precisa ter conta em uma Corretora de Valores. Assim, na plataforma da própria corretora você conseguirá enviar ordens de compra ao mercado.

Porém, devemos lembrar que, para realizar esta compra, é necessário que tenha uma contraparte disposta a vender. Então, as ordens devem ser compatíveis em quantidade e preço, tanto para compra, quanto para venda.

Por isso, é tão importante (na minha opinião) buscar ativos que possuem muita liquidez na bolsa de valores.

Basicamente, antes de investir você precisa escolher entre ITUB3 e ITUB4. Dar a ordem de compra na plataforma da corretora é muito simples e bastante intuitivo.

Então, tenha consciência do que te levou a comprar qualquer ação para a sua carteira de investimentos. Afinal, a bolsa sempre terá momentos ruins, e nestes momentos, você precisa ter bem definido o que te levou a comprar o ativo e saber se vale a pena vendê-lo ou manter para o longo prazo.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu um pouco mais do negócio do Itaú Unibanco e das principais características de suas ações. Sendo a segunda maior empresa da bolsa, o Itaú possui muita importância em nosso Mercado Financeiro.

A empresa é o maior banco da América Latina, empregando quase 100 mil funcionários em sua operação. Além disso, é a empresa que mais lucrou na história da bolsa de valores brasileira.

Por conta do avanço da tecnologia, devemos ficar atentos nas movimentações da empresa no ambiente digital. Principalmente, porque hoje vários bancos e fintechs estão entrando neste mercado.

Além de entender melhor os aspectos do Itaú Unibanco, você viu como é fácil consultar o preço de suas ações e investir nas mesmas.

Para acessar todas as informações sobre a empresa, recomendo fortemente que leia o RI – Relação com Investidores do Itaú.

Caso queira aprender mais sobre finanças e investimentos, recomendo o nosso Blog de Investimentos. Nele, você encontrará outros artigos sobre o tema, como:

Além disso, siga-nos no Instagram. Por lá você pode, além de aprender sobre finanças pessoais e investimentos, tirar suas dúvidas com a gente.

Compartilhe:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *