Ambev Ações: Entenda Tudo Sobre a Empresa

Ambev Ações: Logo da Empresa

As Ações da Ambev estão sempre em pauta nas discussões de investidores que optam pelo Buy and Hold. Assim, se faz necessário entender melhor quais são as vantagens e desvantagens da empresa, que é considerada uma das mais High Quality da bolsa de valores.

Entender os principais pontos sobre as Ações da Ambev é essencial para decidir se vale a pena investir na empresa ou não. Afinal, ela é uma das empresas de mais “Alta Qualidade” (High Quality) na bolsa.

Atualmente, a Ambev é a terceira empresa com o maior valor de mercado na Bolsa de Valores brasileira. Assim, ela está atrás apenas da Petrobrás e do Itaú Unibanco.

Hoje, é uma empresa muito presente no cotidiano dos brasileiros, já que a empresa possui mais de 50% do market share de bebidas no Brasil. Portanto, é impossível que você não conheça pelo menos uma de suas marcas (irei falar sobre elas ao longo do texto).

Para te ajudar a entender melhor sobre a Ambev e suas Ações, preparamos um guia:

  • O Que São as Ações da Ambev?
  • Quais As Características das Ações da Ambev?
  • Vantagens e Desvantagens da Empresa
  • Qual o Preço das Ações da Ambev Hoje?
  • Como Investir nas Ações da Ambev?

Qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página.

Se você está começando agora no mercado de ações, recomendamos que você leia este outro artigo antes: Mercado Financeiro: O Que É e Como Funciona?

O Que São as Ações da Ambev?

Primeiramente, você deve entender que a Ambev é uma empresa de capital aberto e está listada na bolsa de valores no Brasil. 

Assim, a Ambev fabrica, distribui e comercializa cerveja, refrigerantes e outros produtos não alcoólicos. Hoje, ela possui duas marcas de cerveja entre as 10 mais consumidas no mundo, a Skol e a Brahma.

Além disso, dos 16 países onde a empresa está, ela é líder de mercado em 9, incluindo o Brasil. Aqui, ela possui mais de 50% do mercado de cervejas, o que se traduz em um market share absurdo e muitas vantagens competitivas no mercado.

Essencialmente, para captar recursos dos investidores e conseguir investir cada vez mais no próprio negócio, a empresa tem capital aberto na bolsa.

Assim, os investidores conseguem comprar frações da Ambev (por um valor muito baixo), tendo resultados compatíveis com os resultados da companhia.

Desse modo, quando a empresa vai bem, os investidores recebem parte dos lucros da empresa e veem as cotações subirem junto com os resultados.

Dessa forma, caso a empresa tenha resultados ruins ou abaixo do esperado, suas ações tendem a se desvalorizar e a distribuição dos lucros tende a diminuir.

Quais São as Principais Marcas da Ambev?

Vale lembrar, que algumas linhas de bebidas possuem muitos produtos associados. Por exemplo, a Skol possui Skol Pilsen, Skol Hops e Skol Puro Malte.

A Ambev tem feito isso para se diferenciar e conseguir agregar ainda mais valor para todos os seus clientes. Assim, ela sempre tem lançado novas bebidas para conquistar ainda mais mercado.

Quais São as Características das Ações da Ambev?

As Ações da Ambev possuem algumas características que você deve conhecer:

Liquidez:

Por estar entre as 5 maiores empresas da bolsa, as ações da Ambev possuem muita liquidez. Isso significa que você consegue aumentar ou diminuir suas posições com facilidade.

Dessa forma, caso queira continuar investindo cada vez mais na empresa, provavelmente terá alguém querendo vender ações para você. Do mesmo modo, caso você queira se desfazer das ações, é provável também que tenha alguém no mercado querendo comprar as suas ações.

Esse fator é muito importante na minha opinião. Portanto, procuro sempre comprar ações de empresas que possuem alta liquidez na bolsa, ou seja, são muito negociadas diariamente.

Dividendos:

A Ambev pode ser considerada uma empresa de dividendos, já que distribui grande parte dos lucros aos seus acionistas. Assim, em 2018 a empresa teve um Payout de mais de 50%.

Fundamentalmente, você não deve olhar apenas para os dividendos de um negócio para decidir se deve ou não investir no mesmo. Dessa forma, avalie o negócio como um todo e tome suas decisões pautadas em uma perspectiva geral do negócio.

O Dividend Yield da empresa em 2018 foi de aproximadamente 2,7% ao ano.

Crescimento:

Atualmente, como a empresa já é praticamente, dona do mercado de bebidas brasileiro, é muito díficil que ela cresça. Assim, não se deve esperar um grande crescimento de uma empresa que está no nível de maturidade da Ambev.

Essencialmente, a Ambev está entre uma das maiores cervejarias do mundo, e provavelmente deve continuar entregando os seus resultados aos acionistas. Normalmente, as empresas que estão em crescimento que retém grande parte dos lucros para investir no negócio e crescer cada vez mais.

Múltiplos Altos:

Principalmente, por ser considerada uma empresa de alta qualidade e muita consistência na entrega dos resultados, o mercado a precifica com múltiplos bem altos. Mas, o que isso significa?

Normalmente, a Ambev é negociada em um Preço sobre Lucro alto (P/L), o que inclusive, é tido como justificativa para vários investidores não se tornarem sócio do negócio. Dessa forma, o preço dela costuma ser considerado alto em comparação ao lucro que ela tem: algo em torno de 30x.

Ambev Ações: Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  • Market Share alto (empresa tem mais de 50% do mercado)
  • Consistência nos resultados
  • Alta distribuição de lucros
  • Diversificação dos produtos
  • Ganho de escala
  • Endividamento negativo (a empresa possui mais caixa que dívida)

Desvantagens

  • Dificuldade de crescer de forma expressiva (já que é a maior do mercado)
  • Múltiplos altos
  • Concorrência com a Heineken pode atrapalhar os planos da empresa
  • Dividend Yield baixo
  • A empresa possui muito caixa “parado” (o endividamento controlado pode ser bom, pelo benefício fiscal da dívida)

 

Qual O Preço das Ações Hoje?

Atualmente, muitas pessoas perguntam qual o preço das ações da Ambev. Porém, essa consulta é muito fácil de ser realizada na internet.

Basicamente, ao digitar ambev ações no Google, rapidamente você recebe o seguinte resultado:

Ambev Ações

Atualmente, a empresa está cotada em R$ 17,24 e com este valor você já consegue se tornar sócio da empresa.

Outra forma, é consultando as cotações da empresa através do Home Broker da própria corretora onde você tem sua conta. Desse modo, você consegue visualizar o preço das ações atualizando de segundo a segundo no mercado.

Particularmente, este artigo não foi escrito como forma de recomendação de compra da empresa. Dessa forma, a compra de ações deve ser realizada de acordo com os seus objetivos e seu Perfil de Investidor.

Como Investir nas Ações da Ambev?

Para comprar ações da Ambev, é necessário que você tenha conta em uma Corretora de Valores. Assim, você conseguirá acessar o Home Broker da corretora e enviar suas ordens de compra no mercado.

Contudo, é necessário que tenha sempre alguém como contraparte na negociação. Dessa forma, você realiza os negócios com outras pessoas no mercado.

Para comprar ações da Ambev, você deve procurar ABEV3 na plataforma da corretora.

Desse modo, através desse código você poderá se tornar sócio da empresa, que só possui ações ordinárias.

Existem Ações ordinárias e preferenciais, mas as primeiras são as que dão direito a voto em assembleia.

No Home Broker, você consegue enviar ordens de compra com a quantidade de ações e o preço desejado de compra. Assim, se no mercado tiver uma contraparte oferecendo a quantidade que você precisa no mesmo preço que você enviou, a sua ordem será executada.

Ou seja, se você envia a ordem de compra de 10 ações a 17 reais, e no mercado só tem 8 ações ofertadas em um preço compatível com esse, somente 8 ações serão compradas. Assim, as outras 2 ordens ficarão aguardando uma contraparte até o vencimento limite que você escolheu.

É importante, que antes de investir na empresa, você tenha em mente o que te faz querer ser sócio da mesma. Então, analise todas as suas características e não aceite recomendações de olhos fechados para não fazer um mal negócio.

Particularmente, acredito que a estratégia do Buy and Hold seja a mais adequada para investimentos na Renda Variável. 

Afinal, foi através dessa estratégia que o Warren Buffett se tornou o maior investidor da história e tem tido retornos invejáveis no mercado financeiro há décadas.

Conclusão

Neste artigo, você conseguiu entender um pouco melhor sobre as ações da Ambev. 

A Ambev é uma das maiores empresas de nosso país, sendo líder no segmento de bebidas e possuindo mais de 30 mil empregados só no Brasil.

Para acessar todas as informações da empresa, você deve acessar o RI da Ambev, site oficial de relação com os investidores da empresa. 

Você deve se interessar por outros artigos em nosso Blog, como:

Além disso, siga-nos no Instagram.

AGORA, QUERO SABER DE VOCÊ!

O que achou da Ambev? Já é ou tem vontade de se tornar sócio da empresa? Comente aqui embaixo sua opinião!

2 comentários em “Ambev Ações: Entenda Tudo Sobre a Empresa”

  1. Danielle cristina

    Excelente ajuda para quem ta querendo e quem ta começando a investir.
    Texto de muita clareza, ajuda e excelente explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *