Resumo Pai Rico Pai Pobre

Resumo Pai Rico Pai Pobre

Existem vários livros sobre educação financeira que nos ajudam a ter uma vida melhor. Dentre eles, se destaca o livro Pai Rico Pai Pobre, que traz ensinamentos que nos ajudam a alcançar o sucesso financeiro.

Neste artigo, você acessará o resumo do livro Pai Rico Pai Pobre, que é um dos livros mais importantes de finanças no mundo inteiro.

Afinal, a forma que fomos educados contribuiu ou atrapalha em nossa busca pelo sucesso financeiro?

Algumas pessoas são educadas para lidar bem com o dinheiro, enquanto outras não adquirem conhecimento nenhum para lidar com ele.

Para facilitar a organização deste conteúdo, dividi ele em alguns pontos importantes:

  • Autorresponsabilidade
  • Ativos x Passivos
  • Educação Financeira Desde Cedo
  • Novas Fontes de Renda
  • Mentalidade de Sucesso
  • Educação Formal

Este artigo é completo! Baixe-o deixando o seu email aqui embaixo:

[rock-convert-pdf id="6196"]

Resumo Pai Rico Pai Pobre

Robert Kiyosaki, autor do livro, teve acesso à “dois pais” e observou uma enorme diferença na forma com que cada um falava sobre dinheiro.

Enquanto o pai pobre possuia PhD e morreu deixando dívidas, o pai rico não tinha nem segundo grau e tinha uma vida financeira muito tranquila.

Por que será que isso aconteceu?

Afinal, se um homem é muito mais “instruído”, como ele pode ter deixado dívidas enquanto o outro era um dos mais ricos do Havaí?

A resposta está na forma com que cada um lida com o seu dinheiro.

Algumas pessoas tendem a olhar para o dinheiro de forma escassa. Já outras, possuem uma visão abundante sobre ele.

Um dos maiores aprendizados que eu tive com este livro é que enriquecer é uma questão de mentalidade. Portanto, não importa quanto você ganha por mês, mas sim como você lida com o seu dinheiro.

Por um lado, algumas pessoas ganham 20 mil reais por mês e passam dificuldades financeiras. Por outro, algumas ganham 5 mil reais por mês e conseguem realizar todos os seus sonhos de forma tranquila.

Robert Kiyosaki atribui as dificuldades financeiras à falta de educação financeira em casa e nas escolas.

Infelizmente, os nossos pais não tiveram educação financeira. Dessa forma, eles nos passam diversas crenças limitantes sobre o dinheiro.

Somos educados para viver a corrida dos ratos:

Resumo Pai Rico Pai Pobre: Corrida dos Ratos

A corrida dos ratos faz com que as pessoas continuem correndo atrás do dinheiro por toda a sua vida. Como diria Warren Buffett: “Se você não encontrar uma forma de ganhar dinheiro dormindo, trabalhará até morrer”.

Então, somente a educação financeira e a tomada de riscos no empreendedorismo podem retirar as pessoas da Corrida dos Ratos e levá -las ao sucesso e a independência financeira.

Será que o único caminho possível é se formar, arrumar um emprego melhor, conseguir alguns aumentos e se aposentar ganhando 50% do que se ganhava?

Acredito que não. E é isso que o livro Pai Rico Pai Pobre vem nos ensinar.

O sucesso financeiro depende unica e exclusivamente de nós mesmos. Então, devemos tomar cuidado com as nossas escolhas para não viver a corrida dos ratos.

Autorresponsabilidade

O primeiro ponto que eu gostaria de levantar neste resumo é a importância da autorresponsabilidade.

As pessoas ricas sabem que o seu sucesso ou o seu fracasso depende somente delas. Por outro lado, as pessoas pobres terceirizam a culpa à diversos fatores.

Provavelmente, você conhece alguém que tem muita dificuldade ao lidar com o dinheiro e está sempre culpando o governo, as crises, o desemprego, o mercado saturado ou qualquer outra razão que vem à cabeça delas.

Porém, se mesmo com todos esses fatores há pessoas enriquecendo cada vez mais, há sempre uma saída.

Para que possamos ter sucesso, temos que mentalizar que ele só depende de nós mesmos. Afinal, não é coincidência que as mesmas pessoas venham tendo décadas de sucesso em suas áreas enquanto outras Só fracassam.

A educação financeira neste ponto também é fundamental, já que muitas pessoas não conseguem ter uma vida financeira estável. Não estou falando apenas de pessoas que ganham pouco e tem que sustentar grandes famílias.

Cerca de 50% de toda a população brasileira, por exemplo, possui dívidas. Mais de 90% não conseguem poupar sequer 1 real no final do mês.

Estamos falando aqui de pessoas que podem ganhar muito dinheiro, mas acabam gastando tudo que recebem (ou até mesmo MAIS do que recebem).

Ativos x Passivos

Outro aprendizado muito importante do Pai Rico Pai Pobre é a diferença entre ativos e passivos.

Apesar destes termos serem tratados de forma diferente na Contabilidade, para Robert Kiyosaki Ativos são aquilo que colocam dinheiro em nosso bolso. Já os Passivos, são os bens que tiram dinheiro do nosso bolso.

Dessa forma, você consegue entender porque a maioria da classe média ficará presa na Corrida dos Ratos. Quais são os primeiros bens que a classe média compra quando melhora um pouco o poder de compra?

Casa própria e Carro!

Bens que apenas TIRAM dinheiro dessas pessoas. Apesar de achar que estão investindo, estão comprando bens que irão consumir cada vez mais o seu dinheiro.

É por isso que muitas pessoas ricas preferem morar de aluguel!

Saber a diferença entre ativos e passivos faz com que você invista o seu dinheiro em bens que levam cada vez mais dinheiro para você, como:

Construa bens que multiplicam o seu patrimônio

Assim, se você está interessado em saber Como Ficar Rico, uma ótima dica é investir em bens que multiplicam o seu dinheiro.

Dessa forma, você poderá construir uma Renda Extra, ou quem sabe até uma nova renda principal através do dinheiro investido.

São inúmeras as possibilidades para você conseguir uma renda passiva e começar a ganhar mais durante o mês.

Evite a corrida dos ratos e saiba que você tem um potencial muito grande e que pode estar sendo deixado de lado trabalhando para outras pessoas.

Afinal, muitos não são valorizados mesmo dando a vida pela empresa. Procure um ambiente de trabalho motivador e que te permita crescer de verdade.

Educação Financeira Desde Cedo

Outra grande diferença entre as pessoas ricas e as pessoas pobres é a forma com que foram educadas para lidar com o dinheiro.

Desde muito cedo, as pessoas ricas aprendem a lidar melhor com o dinheiro. Assim, passam a poupar e investir de forma muito natural quando começam a trabalhar.

Além disso, entendem também que primeiro devem acumular patrimônio considerável para depois gastar o seu dinheiro com bens de consumo.

Por outro lado, as pessoas pobres veem o dinheiro como algo escasso e difícil de ser alcançado, utilizando ele para comprar cada vez mais itens de consumo.

Ao não saber como lidar com dinheiro, o acesso ao crédito potencializa ainda mais o problema do consumismo. Assim, as pessoas passam a se endividar de forma preocupante.

No Brasil, onde as taxas de juros normalmente são mais altas do que no resto do mundo, o problema da educação financeira é ainda pior.

Temos que lembrar que além dos pais, a escola tem grande culpa na falta de educação financeira da população.

Afinal, não há nenhum tipo de incentivo à educação financeira nos meios formais de educação.

Aprender Sobre Finanças Depende de Você

Hoje, porém, temos a internet que ajuda a democratizar o acesso à educação financeira. Provavelmente, com o tempo este quadro tende a melhorar.

Lembre-se que o acesso ao conhecimento na área de finanças está muito perto de você. Então, não deixe de aprender um pouco todos os dias.

Há vários blogs como este que você está lendo, canais no YouTube e cursos online (gratuitos ou pagos) que podem ajudar você a investir melhor.

Como diz o Bill Gates: “Você não tem culpa de nascer pobre, mas tem toda a culpa se morrer pobre”.

A busca por uma melhor qualidade de vida deve ser realizada independente das condições que você nasceu.

Afinal, todo o conhecimento do mundo está na internet e em muitas situações é entregue de forma gratuita para você.

Novas Fontes de Renda

No livro Pai Rico Pai Pobre, fica bem claro que para enriquecer precisamos buscar novas fontes de renda.

Principalmente, rendas que podem ser escaláveis e nos deixar ricos de verdade!

Além dos investimentos, uma ótima opção para enriquecer é o empreendedorismo. Afinal, através dele você consegue parar de vender sua hora para alguém e pode lucrar sobre o trabalho de outras pessoas.

Enquanto você receber por hora, o seu ganho será limitado, já que você não consegue ter mais de 24 horas no seu dia.

Porém, ao empreender, você não tem esse limite. É possível terceirizar o trabalho comprando as horas das outras pessoas e vender cada vez mais algum produto ou serviço.

Hoje, com o avanço da internet, o potencial de escalar um negócio é ainda maior!

Existem pessoas faturando milhões de reais trabalhando do conforto de seus lares e empregando pouquíssimas pessoas para conseguir essa escala.

É claro que isso não é fácil e que não é qualquer um que conseguirá ter esses resultados. Porém, acreditar que o sucesso é para poucos é uma crença muito limitante sobre o dinheiro.

Para enriquecer, o livro Pai Rico Pai Pobre nos incentiva a buscar cada vez mais fontes de renda. Assim, poderemos investir este dinheiro e multiplicar continuamente o nosso capital.

Quantas fontes de renda você tem atualmente?

Se você depende apenas do seu trabalho para sobreviver, precisa começar a investir o seu dinheiro no Mercado Financeiro.

Afinal, através dos investimentos você consegue ter uma renda passiva sobre o capital investido.

Renda passiva é aquela em que você não precisa trabalhar para obter. Mesmo dormindo o dinheiro continuará caindo em sua conta!

As pessoas vivem toda a sua vida trabalhando, para quando chegar à aposentadoria ter que sobreviver com muito menos do que vinha recebendo.

Assim, em um período que deveriam ter mais qualidade de vida, precisam abrir mão do pouco conforto que conquistaram enquanto trabalhavam.

Busque novas fontes de renda para que isso não aconteça com você.

Principalmente, por conta das dificuldades que a previdência está encontrando em nosso país.

Mentalidade de Sucesso

O livro sugere que precisamos ter uma mentalidade de sucesso para alcançar uma vida financeira melhor.

Isso dialoga diretamente com os conceitos ensinados em outro ótimo livro: Os Segredos da Mente Milionária.

Então, o primeiro ponto é entender que a nossa mentalidade guia completamente a nossa forma de agir.

Assim, os nossos resultados são guiados por nossa mentalidade:

Pensamentos -> Sentimentos -> Ações -> Resultados

Ou seja, se você não confia em seu potencial, provavelmente você está afetando os seus resultados.

A forma que você se sente também interfere muito nos seus resultados, já que ela guia as suas ações.

Além disso, se você tem bons pensamentos e bons sentimentos, mas não tem atitudes condizentes com eles, você também terá péssimos resultados.

E por que somente 1% da população brasileira possui independência financeira?

Nós somos educados de uma forma muito homogênea, como se estivéssemos em uma linha de montagem.

Porém, cada indivíduo precisa seguir o seu caminho, já que somos universos totalmente diferentes.

Concurso público, fazer carreira em uma grande empresa e todos os ensinamentos recebidos por nós, não necessariamente é o ideal para todo mundo.

Principalmente, porque várias pessoas têm o sonho de enriquecer. E devem buscar a realização deste sonho! Por que não?

Para ter uma mentalidade de sucesso, precisamos nos tornar o autor de nossa própria história.

Essa é uma grande diferença entre Rico vs Pobre.

Além disso, temos que buscar novos aprendizados que podem nos diferenciar no mercado. Saindo, então, da Zona de Conforto.

Apesar de salientar que a educação é importante, o pai rico não defendia que a educação formal é a única saída para que possamos aprender.

Inclusive, ele cita a possibilidade de trabalhar em ramos que queremos atuar, para que possamos aprender mais sobre o setor antes de empreender.

As pessoas ricas chegam a trabalhar de graça ao perceberem uma oportunidade de adquirir conhecimento que podem levá -las à outro patamar.

Por outro lado, as pessoas pobres são imediatistas e não conseguem ter uma visão de longo prazo.

Consequentemente, podem até ter um bom resultado no curto prazo, mas no longo prazo não.

Educação Formal

Resumo Pai Rico Pai Pobre: Educação Formal

O Pai Rico não tinha nem o segundo grau. O Pai Pobre tinha PhD e mesmo assim deixou dívidas para sua família quando faleceu.

A educação formal não resolve a vida financeira de ninguém!

Principalmente, porque mesmo entre as pessoas muito estudadas a falta de educação financeira (que expliquei lá em cima) continua sendo um problema.

Então, se a sua busca é pelo sucesso financeiro, a educação financeira é muito mais importante que a educação formal.

Afinal, independente do caminho que você vai percorrer, você precisará saber lidar melhor com o seu dinheiro.

Além disso, a faculdade já não é tanto um diferencial como era há décadas atrás.

Atualmente, o acesso à educação formal está muito mais democrático. As faculdades são mais baratas e dividem o pagamento das mensalidades por muitos anos.

As faculdades tem um ensino retrógrado

Outro ponto é o fato de que o ensino das faculdades já está obsoleto.

Experiência própria!

Estou me formando em Administração e meu pai se formou em Administração em 2001. Você acredita que nós estudamos pelos mesmos livros?

E olha que não estudamos na mesma faculdade!

Veja algumas inovações que surgiram desde 2001, que é quando meu pai se formou:

  • Em 2004 foi fundado o Facebook.
  • Em 2005 foi fundado o YouTube.
  • Em 2007, o primeiro Iphone.
  • Já em 2009,foi criado o WhatsApp.
  • Em 2010 o Instagram.
  • Isso fora todas evoluções que aconteceram neste período..

E ainda hoje, as faculdades utilizam os mesmos livros!

Dá para acreditar que ano passado minha professora (doutora em Marketing) disse que não sabia que era possível vender pelo Instagram?

Existem negócios milionários sendo construídos nessa rede social.

Assim, mesmo que o mundo esteja mudando constantemente, a educação formal não está acompanhando.

Por isso, se você quer enriquecer, lembre-se que o Pai Rico havia muito dinheiro mesmo sem ter o segundo grau.

Conclusão

O Resumo Pai Rico Pai Pobre lhe mostrou que enriquecer, além de ser uma questão de escolha, depende muito dos nossos hábitos.

Principalmente, com a forma que lidamos com o nosso dinheiro, já que a educação financeira ainda é escassa na sociedade.

Como se interessou por este tema, acredito que pode gostar de:

Siga-nos no Instagram para acompanhar conteúdo sobre finanças diariamente.

AGORA, QUERO SABER DE VOCÊ!

Qual a sua opinião sobre a educação financeira no Brasil? Conhece alguém que mesmo ganhando bem passa por dificuldades financeiras?

Comente aqui embaixo!

3 comentários em “Resumo Pai Rico Pai Pobre”

  1. Ricardo Ximenes

    Olá Arthur!
    Excelente conteúdo.
    Hoje estou vivendo na corrida dos ratos, mas já sei como sair dela e muito, muito em breve estarei contando a minha história por aqui, assim como você.

    Muito obrigado!
    Forte abraço.

  2. Execelete resumo! O primeiro contato que tive sobre, educação financeira foi pelo Instagram. Nunca fui uma pessoa de fazer muitos gastos mas, se tivesse acesso antes a educação financeira, minha situação seria bem diferente.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *