Entenda o que é Tag Along e como este indicador pode influenciar a decisão dos investidores de se tornarem sócios ou não das empresas listadas na bolsa.
Neste artigo, você entenderá o que é tag along e como funciona este indicador.
Além disso, entenderá a sua importância em uma análise de empresas da bolsa e porque temos que ter atenção com ele.
Para facilitar a sua navegação, decidi dividir este artigo em tópicos:
- O Que É Tag Along?
- Relação do Tag Along com a Gestão da Empresa
- Como Saber Qual é o Tag Along de Uma Ação?
- Somente o Tag Along é Importante?
- O Que Você Deve Avaliar Para Comprar uma Ação?
Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final desta página. Para baixar este artigo e ler ele quando quiser, insira seu e-mail aqui embaixo:
O Que É Tag Along?
Basicamente, o Tag Along é um mecanismo de proteção ao acionista minoritário, já que garante direitos a ele.
Todas as empresas que estão listadas na Bolsa de Valores podem ter uma troca do controle da mesma.
Então, como garantir que essa venda por parte dos acionistas majoritários não prejudique os acionistas minoritários?
Afinal, os investidores podem não querer manter suas Ações por conta dessa troca de gestão. Ou então, podem sair prejudicados pelo preço oferecido por suas ações!
Dessa forma, o Tag Along garante que os minoritários consigam vender suas ações, saindo da sociedade que agora será comandada por outro investidor.
Além disso, ele garante que o preço de venda das ações dos pequenos acionistas seja compatível com o preço de venda dos majoritários.
Lembrando que o Tag Along é tomado como uma porcentagem, de no mínimo 80%. Abaixo lhe explico melhor com um exemplo:
Exemplo de Tag Along
Se analisarmos que uma empresa possui 80% de Tag Along, o que isso significa na prática?
Que em caso de uma mudança no controle da empresa, os acionistas têm direito de receber pelo menos 80% do preço de venda praticado pelos gestores.
Assim, caso a empresa possua 100% de Tag Along, em caso de mudança de controle acionário os minoritários recebem o mesmo valor que os antigos controladores.
Algumas empresas estendem o Tag Along de 80% para 100%, afim de proteger ainda mais os menores acionistas.
É válido lembrar que o Tag Along pode ser encontrado em Ações Preferenciais e Ordinárias.
Basicamente, cada investidor sabe o risco que deseja correr e quais são as “exigências” para comprar ações de uma empresa.
O Fábio Faria do Canal do Holder, por exemplo, investe apenas em ações ordinárias que possuem 100% de Tag Along.
Já o Tiago Reis, à frente da Suno Research, recomenda ações que não possuem 100% de tag along e recomenda também ações preferenciais.
Não há certo e errado no Mercado Financeiro.
Como falo aos meus alunos do Curso Pronto Pra Investir, você precisa escolher seus investimentos de acordo com o seu Perfil de Investidor.
Como Ele se Relaciona com a Gestão da Empresa?
Na minha visão, o Tag Along diz muito sobre a gestão de uma empresa.
Afinal, se ela decide não dar 100% de tag along sobre suas ações, qual o motivo por detrás disso?
Ter Tag Along de 100% sobre as ações, passa muito mais credibilidade e garante uma governança corporativa ainda melhor.
Principalmente, quando a empresa opta por listar suas ações no Novo Mercado da B3, disponibilizando apenas Ações Ordinárias, que garantem voto em assembleia.
Exemplos de empresas que só possuem Ações Ordinárias, com Tag Along de 100% (por estar no Novo Mercado) e que já escrevi artigos aqui no Blog:
Particularmente, dou muita preferência para ações ordinárias e que possuem Tag Along de 100%.
Porém, há uma empresa em minha carteira que não tem essas características e tudo bem.
A verdade é que em uma carteira diversificada e com controle de risco, dá para ter qualquer empresa da bolsa na carteira.
O mais importante é saber o que você está fazendo e quais são os riscos que você corre no mercado.
Apesar de alguns investidores verem o Tag Along como detalhe, ele é sim uma baita vantagem ao acionista minoritário.
Principalmente, porque não dá para prever o futuro. Todas as empresas estão suscetíveis a uma troca de controle.
Como Saber Qual é o Tag Along de Uma Ação?
Todas as informações sobre as Ações de uma empresa podem ser encontradas no Site de RI da mesma.
O RI da empresa é um setor voltado exclusivamente para Relação Com Investidores, dando informações importantes aos acionistas e demais interessados.
Para acessar o site de RI de qualquer empresa listada na bolsa, basta pesquisar no Google “Nome da Empresa RI”.
Neste site, que cada empresa mantém, você encontra tudo que precisa saber para decidir se deve ou não investir em um negócio.
Você encontrará informações sobre Dividendos, relatórios anuais, fatores de risco, composição acionária etc.
Além do site de RI, existem outros sites que você consulta várias informações sobre diversas empresas.
O site que eu utilizo para essas consultas rápidas é o Fundamentei, do youtuber e analista Eduardo Cavalcanti.
A vantagem deste site é que além de empresas brasileiras, você encontra informações sobre empresas americanas e até Fundos Imobiliários.
Outros sites devem ser utilizados apenas como um apoio à análise que você faz direto nos relatórios anuais das empresas.
Somente o Tag Along é Importante?
Além de avaliar o Tag Along, existem várias outras coisas que você precisa avaliar para investir em uma empresa.
Afinal, existem ótimas empresas que não possuem tag along de 100%, enquanto péssimas empresas possuem.
O Tag Along não é o único fator a ser analisado. Cada negócio é único e você precisa realmente tentar entender o negócio.
Warren Buffett, maior investidor da história, investia olhando apenas os números das empresas.
Com o tempo, foi percebendo que existem bens intangíveis no negócio, que você não consegue ver em um relatório.
Exemplo: se uma empresa é a líder em seu segmento, esta é uma baita vantagem e que não tem como você precificar.
Quanto vale para uma empresa ser a líder em seu setor? Ter sua marca associada à qualidade? Ou ter vantagens competitivas por conta disso?
Assim, você precisa avaliar todos os números da empresa, mas mais do que isso, precisa tentar entender o que a diferencia das demais.
E isso não é só o tag along que vai te dizer. Acredito até que o tag along não está entre os fatores mais importantes.
Abaixo vou explicar melhor alguns fatores que considero importantes para se analisar em uma empresa listada na bolsa.
O Que Você Deve Avaliar Para Comprar uma Ação?
Então, vou explicar melhor alguns fatores que eu avalio antes de comprar ações de uma empresa (além do Tag along).
Além disso, é válido lembrar que não listei em ordem de importância.
Payout
Basicamente, o Payout mede quanto do lucro a empresa está distribuindo aos seus acionistas.
Aí você pode pensar: “Bacana, Arthur! Vou escolher então as que mais distribuem os lucros, né?”.
Porém, não é assim que as coisas funcionam…
A importância de se avaliar o Payout é entender o porquê da empresa distribuir muito ou pouco dividendos.
Afinal, se ela distribui todo o lucro, ela pode ficar sem dinheiro para investir em negócios futuros.
Particularmente, acredito que a empresa só pode distribuir todos os lucros se ela já não tem mais pra onde crescer, como a Ambev e o Banco Itaú.
Dessa forma, empresas menores que ainda têm mercado para crescer podem segurar esses lucros e reinvestir no negócio.
O Facebook, por exemplo, ficou por mais de 15 anos sem distribuir lucros. Quando distribuiu, foi a maior distribuição da história!
Será que os acionistas que ficaram sem dividendos por tanto tempo fizeram um negócio ruim? Sabemos que não.
Lucro Líquido Recorrente
Outro fator interessantíssimo a se analisar é se a empresa gera lucro de forma recorrente.
Afinal, quanto mais uma empresa lucra, mais ela vai valer no longo prazo.
E se uma empresa está tendo prejuízos recorrentes, como a Oi, ela está destruindo valor no longo prazo.
Desse modo, esse fator é um dos mais importantes para mim na hora de avaliar uma empresa, já que não invisto em empresas que não tem bons resultados.
Não importa se há uma previsão de no futuro a empresa ter bons resultados, este é um risco muito alto na minha opinião.
Então, recomendo que você não invista em empresas que não têm lucros recorrentes pelo menos nos últimos 4 anos.
Isso já vai filtrar muita empresa ruim listada na bolsa na minha opinião.
Lembrando que todos os fatores devem ser analisados de acordo com o seu perfil.
O que é uma empresa boa/ruim para mim pode não ser para você.
Endividamento
O endividamento de um negócio é positivo para ele, desde que seja feito de forma saudável.
É muito melhor trabalhar com o dinheiro dos outros do que com o nosso. Principalmente, porque há um benefício fiscal nos empréstimos.
Ao invés de pagar impostos sobre o lucro, você paga os juros do empréstimo e “economiza” nos impostos.
Porém, um endividamento alto pode evidenciar falta de planejamento por parte da gestão da empresa.
Além disso, pode fazer com que ela venha a ter péssimos resultados, caso a situação saia de controle.
Assim, alguns setores, como o elétrico, são mais propensos a tomar dívidas mais altas. Ainda assim, é preciso cuidado.
Então, compare o endividamento da empresa com a capacidade dela de gerar resultados e com outras empresas do setor também.
Setor da Empresa
Na minha visão, alguns setores são melhores do que outros. Por isso, levo em consideração o setor da empresa.
Exemplo: o setor de aviação no Brasil eu não vejo com bons olhos. Por que?
As empresas de aviação costumam ter receitas em nossa moeda (real) e ter gastos em dólar.
Além disso, há baixa diferenciação entre os serviços prestados pelas empresas de aviação no Brasil.
Para mim, inclusive, é um setor “queimado” para os brasileiros. Eu vejo mais reclamações do que agradecimentos a empresas deste setor.
O setor bancário, por outro lado, é bastante lucrativo. No Brasil, os bancos têm resultados duas vez maiores (em média) que os bancos americanos.
Aqui, o problema da falta de educação financeira por parte da população facilita que os bancos lucrem muito.
Então, avalie bem o setor da empresa que você pretende se tornar sócio.
Posição no Segmento e Marca
A empresa número 1 tem muitas vantagens em comparação com as demais.
Provavelmente, uma empresa número 1 consegue trabalhar com preços melhores, tem distribuição facilitada e tem mais clientes fiéis que as demais.
Eu fico assustado com o tanto de gente que é fã da Starbucks e paga caro por um simples cafezinho preparado em suas lojas.
Dessa forma, o mesmo acontece em diversos outros setores, como o calçadista.
A Nike e a Adidas produzem seus calçados nos mesmos lugares que suas concorrentes.
Porém, ainda assim conseguem uma penetração maior no mercado e podem cobrar um valor bem mais alto.
Assim, a posição da empresa em seu segmento e sua marca, são bens intangíveis e que garantem ótimos resultados.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados.
Afinal, quando se está em número 1, é difícil conseguir se manter e não dar lugar a outros concorrentes que estão chegando.
Margem de Lucro
Outro fator que sempre avalio na hora de escolher uma empresa para me tornar sócio é a margem de lucro.
Empresas varejistas, por exemplo, possuem uma margem de lucro baixíssima no mercado.
Enquanto a margem de lucro da Apple passa de 20%, a margem de lucro da WalMart não atingiu nem 4% nos últimos anos.
O setor de tecnologia tem como característica altas margens, o que eu particularmente vejo com bons olhos.
Além disso, normalmente empresas com baixa margem de lucro não tem muita diferenciação no mercado.
Qual a diferença de você comprar uma televisão nas Casas Bahia ou na Ricardo Eletro? Para mim, somente o preço.
Porém, quando você fala de comprar um celular, não é apenas o preço. A Apple consegue se diferenciar e por isso cobra mais caro, por exemplo.
Vantagens Competitivas
É bem difícil falar sobre vantagens competitivas, porque cada setor tem uma característica completamente diferente dos demais.
O que é uma vantagem em um setor, pode não ser em outro.
Uma forma de analisar as vantagens de umas empresa é avaliar as suas 5 forças de Porter:
- Rivalidade entre os Concorrentes
- Poder barganha dos compradores
- Poder de barganha dos Fornecedores
- Entrada de Novos Concorrentes
- Produtos Substitutos
Ao utilizar as forças de Porter, você não estará cobrindo todas as possibilidades de vantagens competitivas.
Porém, já terá uma ótima ideia sobre pontos importantes para se fazer uma comparação entre empresas.
Normalmente, essa comparação faz mais sentido quando as empresas estão no mesmo setor.
Afinal, como já falei, se você entender o negócio de verdade, avaliar isso vai ser muito tranquilo.
Conclusão
Neste artigo, você viu o que é Tag Along e como este indicador funciona em uma ação listada na bolsa de valores.
Além disso, viu vários fatores que podem ser avaliados juntamente com o payout em suas decisões no mercado.
Como se interessou por este tema, acredito que pode se interessar por:
AGORA É COM VOCÊ!
Pelo que leu aqui, qual a importância que você dá agora para o Tag Along? Tem outro indicador que você também considera essencial em uma análise?