Como saber qual é o meu perfil de investidor?

Perfil de Investidor: Três amigos em uma rua.

Como saber qual o seu perfil de investidor? Você já sabe o seu?

É muito importante saber o seu perfil de investidor. Dessa forma, você tomará decisões mais adequadas ao investir e terá resultados muito satisfatórios.

O autoconhecimento é essencial para atingir os seus objetivos, já que você pode direcionar os seus investimentos de acordo com eles.

Assim, sabendo o seu perfil, você ficará muito mais perto de atingir suas metas. Além disso, poderá saber qual o nível de risco você deve expor a sua carteira de investimentos.

Este artigo irá tratar sobre os tópicos:

  • O que é o Perfil de Investidor
  • Quais os tipos de investidor
  • Quais produtos são indicados para cada perfil
  • Porque não há uma definição que diferencie os perfis exatamente

Em caso de dúvidas, deixe um comentário no final do artigo. Caso tenha preferência por vídeos, veja o vídeo completo que eu fiz sobre este tema:

O Que é o Perfil de Investidor?

De forma geral, o perfil de investidor é o conjunto de características pessoais que definem um investidor. Então, de acordo com a forma que a pessoa escolhe onde alocar o seu capital, ela é classificada.

Assim, é essencial que você saiba quais são os produtos compatíveis com o seu perfil. Desse modo, você consegue determinar as melhores estratégias para você.

Normalmente, ao abrir conta em uma Corretora de Valores, preenchemos um questionário. Ele serve para sabermos qual o nosso perfil de investidor.

Após isso, a corretora pode disponibilizar e restringir alguns investimentos. E tudo é feito de acordo com o seu perfil.

Assim, ela pode restringir alguns produtos mais complexos. E isso faz com que você tenha mais segurança na plataforma.

Normalmente, estes questionários nos dividem em três tipos de investidor:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado

 

Cada Perfil Tem Suas Características

Em geral, cada tipo de investidor tem suas características pessoais. E é extremamente importante se conhecer para saber até onde deve se expor.

Além disso, é muito importante também saber com qual objetivo você irá aplicar seu capital em cada investimento. Isso, vai maximizar os resultados da sua carteira de investimentos.

Porém, para que você não invista em algo fora dos seus objetivos, você deve ter em mente quais são seus objetivos.

Quero deixar claro também, que esta classificação não é definitiva. Assim, pode ter pessoas que alocam todo o seu capital em Ações, mas se consideram conservadoras.

Cada um deve ter consciência de si. E, este artigo, não tem intenção de definir o que cada um é, ou o que cada um deve ser.

Afinal, você se conhece mais do que ninguém!

Portanto, saiba que não há um perfil certo ou um perfil melhor ou pior que o outro. Ou seja, há um perfil que é adequado para você e seus objetivos.

Então, busque os melhores investimentos para o seu perfil, independente de qual seja!

Vamos falar sobre as características de cada perfil.

 

Perfil de Investidor: Conservador

Perfil de Investidor: Foto de um celular mostrando cotações na bolsa.

De forma geral, as pessoas que se enquadram neste perfil não gostam de se expor a riscos. E normalmente, estão em busca de liquidez. (mantendo a possibilidade de resgatar os seus investimentos a qualquer momento).

Quando comecei a investir, tinha muito receio em optar por ativos de médio e longo prazo. Na verdade, eu imaginava que sempre poderia precisar do dinheiro que investi.

Assim, com o tempo, fui perdendo esse medo. A partir daí, fui destinando o capital para prazos cada vez maiores.

Portanto, para as pessoas que estão iniciando e querem começar com pouco dinheiro, é bom começar por este perfil. Assim, para criar uma reserva de emergência é importante ter atenção e não se expor a muitos riscos.

Além disso, se o dinheiro que você vai aplicar já tem algum destino, acredito que os investimentos indicados para este perfil são os ideais.

 

Como Melhorar o Retorno dos Investimentos Sendo Conservador?

Usualmente, para melhorar os retornos, o investidor conservador pode alocar o seu capital em investimentos com um prazo maior.

Dessa forma, a rentabilidade de sua carteira irá subir e ele ainda estará com segurança. Assim, a maioria dos investimentos para este perfil tem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Em resumo, se você não sabe, o FGC cobre o investidor caso a instituição que recebeu o dinheiro dele não consiga cumprir com suas obrigações.

Só, que este fundo tem limite de 250 mil reais por CPF e por instituição financeira.

Portanto, quem tem mais de 250 mil e quer investir em Renda Fixa, deve diversificar seu dinheiro em diferentes instituições.

Por exemplo: 200 mil reais no banco A e 200 mil reais no banco B. Saiba que, em todos os perfis, a diversificação é essencial para a segurança da carteira.

 

Onde um Investidor Conservador Pode Alocar seus Investimentos?

O Tesouro Selic, é o investimento adequado caso você esteja buscando por um investimento com o mínimo de risco do mercado. 

Aliás, todos os títulos do Tesouro Direto são de baixíssimos riscos. Aqui, eu falei do Tesouro Selic pela liquidez diária (poder resgatar a qualquer momento).

No Tesouro, ele é o único título que não tem variações caso você precise resgatar antes do vencimento.

O Tesouro Selic é um investimento pós-fixado que segue a rentabilidade da Taxa Selic. Assim, ele segue a taxa de juros básica da economia brasileira.

Então, você pode acessá-lo através da plataforma do governo chamada de Tesouro Direto. Essa plataforma é acessada por meio de alguma corretora de valores.

Como já mencionei, o risco de investir no governo é mínimo. Este risco, é o risco do governo brasileiro nos dar um calote!

Embora, possa parecer provável caso nunca tenha estudado ou pensado sobre isso, não é.  De forma geral, é mais fácil os grandes bancos falirem do que o próprio Estado.

(O governo iria falir o país todo antes disso).

Assim, outra opção também para investimentos com liquidez diária é o CDB. (Certifique-se que ele tenha liquidez diária!)

Vai uma dica, caso opte por investir em algum CDB com liquidez, indico algum que tenha a rentabilidade de pelo menos 99% do CDI.

Mas o que é o CDI?

Resumindo, o CDI é uma taxa que anda pertinho da Taxa Selic. E é utilizada pelos bancos para transferirem recursos entre si.

Além desses CDBs com liquidez diária, o investidor conservador pode também optar por investir em outros CDBs.

Mas, não para por aí. Existem outros títulos do Tesouro Direto, LCIs e LCAs, LCs, Fundos de Investimento e as Debêntures.

Nestes investimentos, há a possibilidade de escolha de prazos e rentabilidades maiores. Tudo isso, sem perder a segurança.

Assim, é importante deixar claro que quando a liquidez for diária, o investidor irá abrir mão de rentabilidades maiores.

Dessa forma, a instituição financeira não saberá quando o dinheiro que ela pegou emprestado pode ser pedido de volta.

Então, ela paga menos para o investidor. Quanto maior o prazo, maior a rentabilidade dos investimentos!

Vamos ao segundo perfil.

 

Perfil de Investidor: Moderado

Perfil de Investidor: Foto de um livro aberto.

Já o investidor que se define como moderado, ainda está em busca de segurança. Mas, nesse caso, ele quer uma rentabilidade maior.

Para isso, ele se expõe a alguns investimentos que possuem riscos com uma pequena parte de seu capital.

De forma geral, este investidor, além de investir para prazos maiores na renda fixa, coloca algumas ações, Fundos Imobiliários ou Fundo de Investimento em sua carteira.

Assim, grande parte de seu capital está seguro na renda fixa. Isso, dá abertura para ele se expor a alguns riscos e incrementar a rentabilidade de sua carteira.

Aqui, o investidor deve tomar cuidado com alguns produtos oferecidos pela corretora. Infelizmente, há muitos custos ocultos nos produtos, como COEs e fundos multimercados.

Experiência e conhecimento

Geralmente, o investidor moderado é alguém que tem mais experiência do que o conservador. Por isso, ele começa a buscar algumas formas de estruturar melhor a sua carteira de investimentos.

Dessa forma, é bem dificil determinar uma porcentagem ideal de Renda Fixa e Renda Variável para distinguir um investidor conservador de um investidor moderado.

Pra te falar a verdade, eu nem acredito que tenha essa divisão dos perfis em porcentagens.

Neste caso, a maior diferença que eu vejo entre esses dois é o conhecimento sobre o mercado financeiro. Assim, o investidor moderado, ainda que não esteja querendo colocar sua carteira sob grande risco, tem mais conhecimento.

Portanto, isso pode fazer com que ele invista em produtos mais voláteis e sinta segurança fazendo isso, enquanto um conservador não.

Onde um Investidor Moderado Pode Alocar seus Investimentos?

Além dos investimentos de Renda Fixa já citados anteriormente, ele pode optar por investir em Fundos Imobiliários e Ações.

Saiba que, o importante para todos os perfis é ter uma visão de longo prazo.

No longo prazo, esses investimentos costumam ter retornos mais expressivos e com um risco nem sempre tão alto.

Assim, você pode ter acesso a empresas que já estão consolidadas em seu ramo e têm integridade para lidar com o dinheiro de seus acionistas.

A volatilidade (o “sobe e desce” do valor de mercado) das ações e fundos imobiliários não é um fator risco quando o prazo a ser analisado é longo.

Por isso, estes investimentos são sempre uma alternativa para quem quer rentabilidades maiores.

Neste caso, o risco está em escolher empresas ou administradoras ruins, que não tem bons resultados com o passar dos anos.

Evite este erro:

A ganância faz estragos nas vidas financeiras dos investidores. Então, não busque retornos rápidos, investidor!

Caso esteja seguro, tenha conhecimento e queira investir em Fundos Imobiliários ou Ações, aconselho que tenha uma perspectiva de longo prazo.

Isso significa, que você deve investir para um prazo de pelo menos 5 ou 7 anos. Normalmente, as pessoas que querem enriquecimento rápido,  perdem dinheiro no mercado.

Acredito, que você quer fazer parte do time que ganha dinheiro, certo?

Vamos ao último perfil!

 

Perfil de Investidor: Arrojado ou Agressivo

Perfil de Investidor: Foto de um rapaz folheando um livro.

Neste perfil de investidor, estão as pessoas que, ou realizam operações de curto prazo arriscando seu capital, ou estão dispostas a investir uma porcentagem muito alta de sua carteira em Renda Variável para longo prazo.

Normalmente, as pessoas classificadas como arrojadas, já possuem conhecimento mais aprofundado sobre o mercado em geral. 

Assim, elas já sabem quais são os riscos em que elas estão expostas. Sabem também, quais os objetivos de alocar o capital em cada investimento escolhido.

Assim, são pessoas que já estão há certo tempo investindo, ou que, começando cedo, já buscaram um conhecimento mais avançado.

Dessa forma, a busca é para ter uma rentabilidade maior do que a renda fixa proporciona.

Outros produtos

Além de investir em renda fixa, o arrojado pode investir em outros produtos. Assim, o investidor pode investir em Opções, Índices e até no exterior.

Além disso, ele pode realizar operações com ações e outros produtos (dólar, milho, etc) em um prazo menor para arriscar rentabilidades mais altas.

Aqui, entra o famoso day-trade (operar na bolsa no período de algumas horas). E o swing-trade (operar na bolsa no período de dias ou meses).

De forma geral, acredito que a principal diferença entre o investidor arrojado e o moderado está no foco de longo prazo.

O investidor arrojado aceita que o seu capital no curto prazo pode ter volatilidade. Isto é, variar e até ter um retorno negativo durante algum tempo.

Normalmente, os maiores investidores do mundo, investem o seu capital visando o longo prazo. 

Enquanto o Day Trade gera prejuízo a pelo menos 95% dos investidores que tentam este modelo, o Buy and Hold é a melhor e mais validada estratégia de investimentos.

Onde o Investidor Arrojado Pode Investir o seu Capital?

Neste perfil, as pessoas podem optar por operações mais complexas. Essas são operações que demandam certa expertise no mercado.

O investidor arrojado pode comprar ações, realizar operações com Opções, fazer Day Trade, Swing Trade, etc. Neste perfil, há até pessoas que alocam todo o seu capital em Renda Variável.

Há também a opção do investidor se expor a diversas empresas com um só investimento, optando por investir em ETFs.

O principal ponto, não é nem a própria porcentagem da carteira em cada investimento. Mas, o tanto que a pessoa se expõe em busca de um retorno maior.

Aqui, a preocupação é mais a rentabilidade do que a volatilidade e risco dos investimentos. O arrojado pode realizar operações para curto, médio e longo prazo.

Como já disse, muitas pessoas são gananciosas e buscam retornos rápidos ao investir. Normalmente, essas pessoas são as que quebram, por estarem suscetíveis ao risco de perder tudo.

Este perfil, é uma opção para pessoas jovens, pois terão o longo prazo para aprender com os seus erros. Além disso, terão muito tempo para deixar os juros compostos trabalharem.

 

Conclusão

Como foi abordado no artigo, cada um deve ter consciência de seus objetivos. Portanto, as características dos investidores são muito pessoais.

Certamente, você tem uma aptidão de risco e um conhecimento diferente do meu. 

Independente do seu perfil de investidor, você deve investir para ter mais qualidade de vida no futuro. Assim, o importante é definir qual o seu objetivo com o investimento que você irá realizar.

Considere o período que vai deixar o capital investido, a liquidez desejada, a rentabilidade e a segurança que você busca em cada investimento. Essa, é a melhor forma para saber qual será o melhor produto para você.

O nosso mestre Warren Buffet tem uma frase muito boa que tem a ver com todo esse assunto. Fizemos até um post no Instagram sobre isso!

Para acompanhar outros artigos sobre finanças e investimentos, recomendo o nosso Blog. Nele, você encontrará diversos artigos, como:

Além disso, você pode nos seguir no Instagram. Nele, postamos muito conteúdo e respondemos dúvidas dos seguidores diariamente.

Obrigado por ter lido até o final!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *