Escolher entre Tesouro Selic ou IPCA é uma dúvida que vários investidores iniciantes têm. Além disso, um deles normalmente oferece uma rentabilidade muito maior. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, pode trazer grandes problemas aos investidores que não entendem.
Olá. Sou o Arthur, do Pronto Pra Investir.
Hoje, vou te explicar tudo que você precisa saber para decidir investir no Tesouro Selic ou IPCA, duas opções do Tesouro Direto.
Basicamente, apesar de serem duas opções muito comuns por parte dos investidores que desejam investir em Renda Fixa, eles são muito diferentes e devem ser escolhidos de acordo com o seu objetivo.
Assim, eu mesmo reafirmo isso a todo momento em meu Curso Completo: mais importante do que a rentabilidade de um investimento é saber escolhê-lo de acordo com o seu Perfil de Investidor e objetivos.
Então, para facilitar a sua leitura, dividi este post em tópicos:
- Afinal, o Que É Tesouro Selic?
- O Que É Tesouro IPCA +?
- Então, Qual Você Deve Escolher: Tesouro Selic ou IPCA?
- Por Que Diversificar nos Investimentos?
- Quais Outras Opções (E Para quais objetivos utilizá-las)
- Como Começar a Investir Agora Mesmo?
- Dica Extra Para Quem Quer ir Além
Afinal, O Que É Tesouro Selic e Como Ele Funciona?
Basicamente, o Tesouro Direto é uma plataforma do governo federal, utilizada para que pessoas físicas consigam emprestar dinheiro ao governo.
Assim, ao investir o seu dinheiro no Tesouro, você estará emprestando dinheiro ao governo e receberá juros de acordo com o tipo de investimento que você realiza na plataforma.
Desse modo, o investimento no Governo Federal é o mais seguro de todo mercado, inclusive sendo mais seguro que a própria Poupança, péssima opção que muitos brasileiros utilizam.
“E de onde vêm essa segurança, Arthur?”
Essencialmente, desconsiderando os efeitos desta prática, como o aumento da Inflação, para te pagar basta o governo imprimir mais dinheiro.
Dessa forma, para que o governo te dê um calote, a situação econômica precisaria estar em um verdadeiro colapso, perto do que a Venezuela vive hoje em sua ditadura esquerdista.
Portanto, na plataforma do Tesouro Direto, você encontra 3 principais tipos de investimentos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA +.
Então, no Tesouro Selic, você terá como rentabilidade (retorno do seu investimento) o próprio valor da Taxa Selic, que é a taxa de juros básica da nossa economia.
A Taxa Selic é uma taxa definida pelo governo para ajudar a manter um equilíbrio na economia. Normalmente, fica bem próxima do valor do CDI, utilizado nos investimentos de renda fixa.
Assim, no Tesouro Selic, apesar de você observar um vencimento longo, você poderá resgatar quando quiser sabendo que sempre estará tendo um resultado positivo.
Já no Tesouro Prefixado ou IPCA, isso não acontece, devido à Marcação a Mercado, que interfere no valor dos títulos diariamente.
Dessa forma, caso você queira ter a segurança de resgatar quando quiser investindo nos investimentos mais seguros do país, a melhor opção é o Tesouro Selic.
O Que É Tesouro IPCA?
Essencialmente, o Tesouro IPCA, tem sua rentabilidade atrelada ao principal indicador da inflação no Mercado Financeiro, o próprio IPCA.
Portanto, quando você se deparar com investimentos que possuem rentabilidade de IPCA mais alguma taxa, provavelmente será um investimento de prazo maior.
Nos prazos maiores, há uma busca de batermos a inflação, que mede o aumento dos preços aos consumidores, para que nosso dinheiro tenha um retorno real.
Afinal, todas as mercadorias e serviços estão encarecendo constantemente. Basta observar quanto custava a gasolina ou uma lata de cerveja há alguns anos.
Basicamente, se você investe e não bate a inflação em seus investimentos, você está perdendo dinheiro, pois seu poder de compra está diminuindo.
No Tesouro Selic ou IPCA, você terá alguns custos para investir.
O primeiro é uma taxa de custódia de 0,25% ao ano, que terá que pagar para que seus investimentos fiquem resguardados em segurança.
Além disso, você terá também uma outra taxa, que é o Imposto de Renda, que praticamente em qualquer investimento de renda fixa você terá que pagar.
Assim, o pagamento é automático e é abatido do resultado que você tem ao investir, seguindo uma tabela que quanto maior o tempo de investimento, menor a alíquota cobrada.
- Para investimentos de até 180 dias, você paga 22,5% sobre o lucro no resgate
- Já para investimentos entre 181 e 360 dias, o pagamento é de 20% sobre o lucro
- Nos investimentos entre 361 e 720 dias, você paga 17,5% sobre o lucro no resgate
- E para investimentos acima de 720 dias de vencimento, você paga 15% sobre o lucro
Além disso, mesmo com a cobrança dessas taxas o Tesouro Direto rende muito mais do que a Poupança e outros investimentos oferecidos pelos grandes bancos, como Fundos de Investimentos.
Mas, Afinal, Devo Investir em Tesouro Selic ou IPCA?
De forma geral, os dois podem ser boas opções, dependendo do objetivo que você tem ao investir.
Assim, o Tesouro Selic é a melhor opção para você montar, por exemplo, o seu Fundo de Emergência, o primeiro passo para qualquer investidor (independente de quanto dinheiro ou conhecimento ele tenha).
Hoje, inclusive, o meu fundo de emergência está investido no Tesouro Selic.
Dessa forma, esse dinheiro fica reservado apenas para emergências que podemos enfrentar, como desemprego, desempenho ruins em seus negócios ou problemas de saúde.
A própria quarentena que o Corona Vírus ocasionou no Brasil em 2020 é um exemplo de um momento que pode exigir que tenhamos um dinheiro só para termos segurança.
Então, eu recomendo que você destine pelo menos 6 meses do seu salário para a montagem do seu fundo de emergência.
E para montar ele, portanto, a melhor opção é o próprio Tesouro Selic.
Por outro lado, o Tesouro IPCA + é mais indicado para investimentos de longo prazo, voltados para a sua aposentadoria.
Tudo bem que eu acredito que investir na Renda Variável para termos uma boa aposentadoria no futuro é muito melhor, através de Ações e Fundos Imobiliários.
Mas, investir no Tesouro IPCA + vai ser muito melhor do que investir em uma previdência privada através dos grandes bancos, por exemplo.
Então, na hora de decidir entre Tesouro Selic ou IPCA, você precisa avaliar qual o seu objetivo.
Assim, se for investir para poder resgatar quando quiser, opte pelo Selic.
Por outro lado, se quiser investir para longo prazo e abrir mão da Liquidez, resgatando esse dinheiro apenas no longo prazo, opte pelo IPCA.
Atenção: você pode investir no Tesouro IPCA+ e resgatar antecipadamente. Porém, o problema é que você pode se deparar com lucros acima do combinado ou mesmo prejuízo.
Explico melhor porque isso acontece no artigo sobre Marcação a Mercado.
Afinal, Por Que Diversificar nos Investimentos?
Primeiramente, devemos escolher todos os nossos investimentos não só de acordo com o nosso perfil de investidor, como também de acordo com os nossos objetivos.
Então, em uma carteira de investimentos completa, precisamos utilizar diversos tipos de investimentos para conseguir caminhar rumo ao nosso objetivo da forma mais rápida.
Ou seja, dá para ficar rico e se aposentar de forma tranquila sem investir na Bolsa de Valores? Com certeza. Inclusive, conheço várias pessoas ricas que deixam o seu dinheiro na (terrível) poupança.
Porém, caso você invista (da forma correta) em ações e fundos imobiliários, seu dinheiro vai render muito mais e você terá uma aposentadoria muito mais rápida (e lucrativa).
Portanto, conheço pessoas que poderiam estar aposentadas ganhando – só de rendimentos mensais – muito mais do que recebem de salário em suas empresas.
Além disso, a diversificação é a principal responsável pela segurança que teremos em nossos investimentos.
Você já ouviu falar de nunca colocar todos os ovos na mesma cesta?
Assim, diversificando, além de aumentar nosso retorno poderemos diluir nossos riscos.
Ou seja, se você vai investir em ações, por exemplo, não deve investir em apenas uma empresa.
Hoje, por exemplo, possuo ações de mais de 10 negócios em minha carteira.
Então, se uma empresa tiver um desempenho ruim no longo prazo, muito provavelmente outra terá um desempenho bom que irá equilibrar os resultados.
Desse modo, você pode investir tanto no Tesouro Selic, quanto no Tesouro IPCA, desde que monte sua carteira de investimentos pensando nos objetivos que você tem atualmente.
Hoje, por exemplo, possuo cerca de 10% da minha carteira em Renda Variável, o que me dá muita segurança já que minha renda vem da minha agência de marketing, a Epifania.
Quais Outras Opções de Investimentos?
Primeiro, gostaria de explicar como funciona o Tesouro Prefixado. Afinal, ele também é uma opção do Tesouro Direto.
No Tesouro Direto dou muita preferência para o Tesouro Selic.
Assim, para prazos maiores invisto em outras opções, que irei explicar melhor nas próximas linhas.
Porém, o Tesouro Prefixado pode ser uma boa opção para quem quer investir em renda fixa através do Tesouro Direto.
No Prefixado, você recebe uma exata taxa de juros que será combinada antes de você investir, por exemplo: 10% ao ano.
Por outro lado, no Tesouro Selic como expliquei você recebe 100% da taxa Selic e no Tesouro IPCA + você recebe o valor da inflação + uma taxa de juros prefixada.
Ou seja, o Tesouro Prefixado é uma ótima opção quando as taxas de juros estão em patamares elevados, já que se a taxa vier a cair, você mantém seus altos ganhos.
Há alguns anos atrás, investi em um CDB que tinha rentabilidade prefixada, de 14,7% ao ano.
Assim, agora que as taxas de juros estão muito mais baixas, ainda continuo ganhando mais de 1% ao mês com esse investimento correndo risco de renda fixa.
É uma taxa que dificilmente encontraremos na renda fixa nos próximos meses, já que hoje a economia é muito diferente.
Por outro lado, em momentos que as taxas de juros estão baixas, ao investir em títulos prefixados você corre o risco das taxas subirem e você manter seu retorno abaixo da média do mercado.
Assim, quando as taxas estão baixas, as melhores opções são títulos pós-fixados, que rendem uma porcentagem de algum indexador, por exemplo: 130% do CDI.
Através do Tesouro Prefixado, você conseguirá opções de médio prazo no Tesouro.
Portanto, são as que estão entre o curto prazo (Tesouro Selic) e prazos muito mais longos (Tesouro IPCA+).
Na Briga entre Tesouro Selic ou IPCA, existem outras opções de Renda Fixa
Primeiramente, vou começar a falar das opções que eu não gosto: Debêntures e Fundos de Investimento.
Nas Debêntures, você empresta dinheiro para empresas financiarem seus projetos.
Assim, em um período que costuma ser de 5 anos ou mais, a empresa promete te pagar uma taxa de juros por este empréstimo.
Normalmente, esses empréstimos são pagos utilizando a taxa IPCA + uma taxa prefixada.
Então, de onde vem o grande problema de se investir nas debêntures?
Eu acredito que investindo nelas, você corre um risco de sócio/acionista para ter um retorno de renda fixa, porque nesses investimentos não há a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Dessa forma, caso a empresa venha a ter problemas, o seu pagamento pode ser comprometido.
Portanto, há casos recentes de empresas que não conseguiram honrar com seus pagamentos e não sabiam se conseguiriam pagar.
Esse investimento oferece uma assimetria muito ruim, porque você se expõe à um alto risco em troca de uma pequena rentabilidade.
É a pior forma de você investir, conforme expliquei no vídeo Gestão de Risco Através da Assimetria.
Por outro lado, nos Fundos de Investimento vejo que há sempre muitas taxas envolvidas nos investimentos.
Não só a taxa de administração. Mas, até uma taxa de performance!
Então, aonde mora o problema nisso?
Primeiro, porque é muito difícil que um gestor consiga bater o mercado e fazer o investimento mesmo com taxas valer a pena para você.
Segundo, porque um fundo investe para milhares de pessoas, sendo que cada uma tem um apetite ao risco e objetivos muitos diferentes.
O próprio Alaska possui mais de 200 mil cotistas, segundo uma notícia do seudinheiro.com.
Certificado de Depósito Bancário
O CDB, sigla para certificado de depósito bancário, é um dos investimentos mais comuns do mercado financeiro.
Assim, através dele, você empresta dinheiro aos bancos, que também combinam de te pagar uma taxa de juros.
Normalmente, os CDBs são muito versáteis, porque são disponibilizados de diversas modalidades e prazos de vencimento.
Recomendo, porém, que você invista em CDBs de bancos menores, evitando os grandes bancos tradicionais, como o Banco Itaú.
Dessa forma, como você terá a segurança do FGC, faz muito sentido você buscar rentabilidades melhores no mercado.
Letras de Câmbio
As Letras de Câmbio(LC) são muito parecidas com os CDBs.
Contudo, neste caso ao invés de emprestar o seu dinheiro para os bancos, você emprestará para outras instituições financeiras.
As LCs costumam ser boas opções para prazos maiores, de 5 a 7 anos, por exemplo.
Além disso, também são garantidas pelo FGC, o que é uma grande vantagem.
LCI e LCA
Basicamente, através da LCI e LCA, o dinheiro que você emprestará será direcionado ao mercado de imóveis e agronegócio, respectivamente.
Então, por serem áreas importantes do mercado brasileiro, você contará ainda com isenção do Imposto de Renda (que segue aquela tabela que coloquei lá em cima).
Dessa forma, esses investimentos são mais recomendados para curto prazo (até 2 anos).
Afinal, em um CDB ou LC, por exemplo, você pagará 22,5% sobre o lucro nos investimentos que resgatar até 180 dias depois da aplicação.
Se você está se planejando para viajar, portanto, uma boa opção de renda fixa são as LCIs e LCAs.
E Como Começar a Investir Agora Mesmo?
Em primeiro lugar você terá que abrir sua conta em uma Corretora de Valores.
Pois, através dela você terá mais opções (e muito mais rentáveis) do que nos grandes e tradicionais bancos brasileiros.
Isso, será essencial para ter retornos acima da média na renda fixa, principalmente, se as taxas de juros estão baixas.
Depois disso, basta fazer uma transferência do banco para sua conta na corretora, para que você tenha dinheiro disponível para investir.
Através de uma conta no Nubank ou Banco Inter, você poderá então realizar essa transferência de forma gratuita e economizar uma graninha todo mês.
Portanto, todos os investimentos que tratei aqui neste artigo podem ser acessados pela conta da corretora.
Eu uso e indico a Easynvest, porque tem manutenção gratuita e você não paga nada para investir em renda fixa.
Além disso, como a conta é gratuita e vários investimentos podem ser feitos com menos de R$ 100 reais, você pode começar hoje mesmo.
E se você ainda não tem nem 100 reais para começar, recomendo que comece hoje mesmo a ouvir meu Podcast sobre Investimentos.
Afinal, mesmo sem dinheiro você pode investir no seu conhecimento e se preparar para ganhar mais dinheiro no futuro.
E a dica extra, para quem já quer começar a investir, é fazer o meu Curso Completo ou mesmo agendar uma mentoria online diretamente comigo.
Dessa forma, você vai alavancar seus resultados e poderá ter minha ajuda em toda a sua trajetória como investidor.
Não perca a chance de investir em você e ter uma vida melhor no futuro.
Conclusão
Hoje, neste artigo você viu as diferenças para investir no Tesouro Selic ou IPCA. Além disso, conheceu outras opções de investimentos e que podem aumentar ainda mais o seu retorno.
Então, já que se interessou por este tema, acredito que pode se interessar também nesses outros artigos aqui embaixo:
Além disso, não deixe de me seguir no Instagram e se inscreva no meu Canal do YouTube agora mesmo! E comenta aqui embaixo o que achou, porque é importante para mim a sua opinião!
Axecelente explicação! Tirei todas as minhas dúvidas sobre investimentos em Tesouro.
Muito obrigado pelo comentário, Natalya!
Ótima explicação tentarei ter a sua memória, é q realmente como artigo de família na situação atual, FICA complicado , tentarei juntar dinheiro p ter a sua memória, valeu